Setembro... saudade e futuro!



É preciso respirar bem fundo antes de pensar nisto tudo que aconteceu em Setembro. Setembro de 2009 é algo que se assume gigante na cabeça e agora quase que parece um pequeno tesouro perante a emergência do futuro que se aproxima.

Um ano e meio depois do nascimento do MAR num blog, 3 cabeças a debitar ideias e 4 bandas… um festival de um mês inteiro, em Lisboa, a juntar 11 projectos da nova música nacional, a tocar em dois locais diferentes, todas as semanas, duas vezes por semana, em dois formatos diferentes de apresentação com apoio da rádio Radar.

Há um ano e meio, todo este parágrafo acima era um rascunho de uma conversa de um sonho de um projecto que podia ser se… e só se houvesse espírito de união, força e vontade.

E foi! Aconteceu! Estivemos lá todos! A música nacional aconteceu ao vivo! Os novos projectos tocaram! Tivemos entrevistas e prestações ao vivo na Rádio Radar, foram gravadas entrevistas e concertos, foram tiradas fotografias, registaram-se aplausos, público, comentários e críticas. Houve feeling acústico e força eléctrica. E tudo do que falo agora refere-se a algo palpável, registado nos nossos sites e bem possível de se repetir, de evoluir, de continuar, de ser feito mais... mais e cada vez mais a marcar a diferença.

Provámos todos que desde o sugerir e o imaginar… ao fazer…é possível. Desta maneira. Com este espírito… esta força brutal da união de músicos, artistas e parcerias.

Marcámos a diferença meus amigos, porque o fizemos do coração, sem exigências, teimosias, estrelatos ou outras primadonnísses. Resultou porque fomos colegas, porque acreditámos na tarefa, porque nos ajudámos uns aos outros e aprendemos ,que de outra forma, nem sequer se adequava ao que as nossas entranhas nos avisavam… que assim sim! Assim vamos marcar a diferença. Que desta forma estamos também a honrar quem nos ajuda, quem nos vai ver ao vivo, quem se interessa pela nova música nacional e pelos seus orgulhosos e trabalhadores artistas.
E que artistas estes… Uma fornada genial esta. Diversificada, fresca, competente e criativa. Experimentalista e humana. Gente de valor com a qual eu me sinto, sem sombra de dúvidas, um privilegiado por viver e conviver, com todos eles, este momento entusiasmante da música e produção nacional. A adjectivação positiva merece uma casa e essa é sem dúvida a roupagem que melhor serve a todos os que neste evento de Setembro participaram.

Ao Teatro Casa da Comédia, a Sandra, o João, o cagica e o Filipe, o obrigado pela coragem de aceitar a intrusão destes malucos de sonhos e fúrias positivas no seu belíssimo palco, que continua a ser uma casa de concertos e artes a visitar. E onde foi palco de experiencias musicais que ficarão para recordar com saudade e com a ânsia de repetir.

À Rock and Roll dance systems, ao Ricardo e ao Hugo pela impressionante dedicação, amizade e organização dos espectáculos em geral e por ter contribuído em muito para o projecto gigante do MAR que se segue para breve .

À Feedback, ao Miguel, Marta e Sofia e toda a equipa, pelas horas dedicadas ao MAR e à musica nacional, onde a paixão e a dedicação são palavras de ordem nestes grandes senhores da divulgação do que se faz por este país e só passíveis de serem coroadas pela palavra amizade que nutrimos por todos eles.

Ao Pedro Moreira Dias ( primeiro ) e à agencia Lusa/ RADAR. A prova que o genuíno interesse e apoio parte sempre de alguém humilde e uma pessoa excelente. A sua presença, a sua maneira de estar são dividas que não se pagam de outra maneira senão com a mesma atitude e reverência. E à agencia lusa e RADAR que abriu as portas tão difíceis da rádio à nova música nacional.

Ao Estudio Q, ao Tiago e ao Pedro, pela força e determinação assim como pela honestidade e boa onda do seu trabalho. Qualidade e amizade.

Ao Gasoil por disponibilizar o espaço que merece mais atenção do público pelos bons concertos de música ao vivo de novas e entusiasmantes bandas nacionais.

Aos fotógrafos Andreia Radley, Luís Aguiar e João Queiroz pela sua disponibilidade, boa disposição e excelente captação de todos os momentos vaidosos dos músicos e organizadores. A posteridade ficou-lhe na ponta do dedo que foi clicando e disparando como se não houvesse amanhã.

Aos diversos patrocinadores e blogues nacionais que lutam por promover e ajudar de boa vontade e genuinamente as gentes criativas deste pais. Ao Portugal rebelde, à fenther ,à inorm, rádio Nazaré e RUC- univ Coimbra.

E claro… ao público, que começa a compreender a importância de marcar a presença, de se fazer notar nas plateias, de viver a vida com mais cor e música, de empreender o seu espírito crítico e de defender o direito ( o seu direito ) à boa música, à boa organização e à boa disposição.

O público ficou de pulga atrás da orelha e o futuro… o futuro, sim… esse marialva sem casa nem destino… agora é nosso, e tem alma de marinheiro.

Já a seguir… o Penhas ROCK 09, o projecto venham mais cinco da FEEDBACK, concertos Nova música nacional no Gasoil já no dia 17 de Outubro e uma vez por mês, a preparação da nova colectânea… tudo isto num palco perto de vocês, a nível nacional… para muito breve.

Um abraço a todos
Em nome de todos

MAR - Movimento Alternativo Rock