o chamado " Circuito Underground de Bares para concerto"...

O IMPREVISTO BAR em Salvaterra de Magos, têm sido território de alguns concertos de qualidade. Segunda casa de uma eterna ( contudo extinta ) banda membra do Movimento - a estranha - vai nos oferecer este proximo dia 13 Sábado mais uma oportunidade geograficamente diferente dos grandes pólos citadinos de ouvir mais duas bandas do movimento - ALF e MATILHA. Mas oferece acima de tudo a oportunidade cabal de se provar que um dos caminhos deste movimento é renegar a noção de que existe uma coisa chamada " bares do circuito underground de bandas".

Este chavão compridíssimo e dono e senhor de alguma criatividade no que toca a elaboração da frase e do conceito, preconiza por um lado tanto uma ideia errada de que existem locais "eleitos" e raros para se assistir a bons concertos como de uma determinada exclusividade.

Nervo na Fnac Chiado : foto Luís Aguiar



Blá Blá Blá no Bar Gasoil
durante o festival MAR electrico 2009
foto: Andreia Radley
O Movimento de Músicos que é o MAR relembra que a boa música surge em qualquer parte, de qualquer forma e em qualquer formato e que a simbiose entre locais de concerto, Público e músicos é algo que não obedece determinantemente a fronteiras ou a conceitos impostos...bom... sabe-se lá por quem! è por esta valiosa premissa que o MAR trabalha todas as questões em torno de um concerto que considera vital para a visibilidade não só da banda, como também do espaço. é uma aposta de futuro, tanto imediato como de alongo prazo, dotar a música nacional com diversos locais de cultura e pólo de divulgação das novas tendencias da música e não só.

ALF no Bacalhoeiro dia 5 de MARço 2010

Cinza no Penhas Rock 2009 - foto Andreia Radley

Esta tentativa, apesar de louvável, de especializar ou criar uma aura de importancia em torno de salas de espectaculo, apenas seguiu, na nossa opinião um caminho menos positivo. Dizemos isto porque acreditamos que em certa medida, todo e qualquer lugar que ofereça um palco para criar cada vez mais um fortalecimento da implementação da música ao vivo na rotina dos portugueses, merece ser preservado.

BAR no Teatro Casa da Comédia

no Festival MAR Acústico 2009

foto: Luís Aguiar



A estranha no 1º Festival MAR - Espaço SSL

foto: Pedro Varruka

A prova desta corrente de pensamento, é o Bacalhoeiro em Lisboa, local que recentemente começou a apostar de forma mais forte na música nacional em todo o seu espectro de géneros e verifica-se através da afluência que é um local cada vez mais de referência. O mesmo se passa com o Teatro Casa da comédia, com as suas 4ªs feiras de música nacional, que apoia e divulga de forma consistente num local que já se vai implementando como referência em Lisboa




Fotos para o projecto Venham Mais 5 - 80 anos de Zeca

O Movimento, ou melhor, o espirito do movimento, já habitou e ainda habita em casas como o Music Box, Bar Gasoil, Bafo de Baco, Auditório José Figueiredo, e Santiago Alquimista e muitos outros inclusive os já mencionados Bacalhoeiro e Casa da comédia. Prepara-se agora para um agitado e interessante mês de Maio na Sociedade Guilherme Cossoul. E continua progressivamente a procurar todos os locais que arrisquem na música ao vivo de originais e em português desta nova geraçao de músicos.

As fotos aqui colocadas são a ponta do iceberg e uma pequena amostra da multiplicidade de locais onde a criatividade não só nasce como encontra casa onde se mostrar, e podemos vos adiantar que nenhum deles são dos "apelidados" locais do circuito.

Será que os há?

O chamado "circuito" somos nós que o fazemos... todos! Público, Salas e Músicos.