Época de Festivas

O Verão chegou e estão a chegar os Festivais de Verão do nosso querido Portugal. Por cá são esperados grandes concertos e neste post vou salientar os festivais Alive, Paredes de Coura e Sudoeste.
Optimus Alive numa filosofia de festival em que se aposta em grandes nomes, sendo um evento que está bastante bem cotado na lista dos melhores festivais da Europa (11º, segundo a revista NME). Dave Mathews Band, Placebo, The Prodigy e Klaxons são alguns nomes que vao estar por Oeiras no início de Julho. É de salientar que a organização não se esqueceu de bandas portuguesas como Linda Martini, Pontos Negros, Vicious 5... Congratulo-os por conseguirem conciliar grandes nomes da música internacional com o melhor do que se faz por cá e destaco o facto dos Pontos Negros tocarem no palco principal.
Paredes de Coura, para mim o melhor festival nacional, não só pelo espirito que se vive pela praia do Tabuão mas pelos nomes que dá a conhecer ao público. Realço nomes como Nine Inch Nails, do experimentalista Patrick Wolf e o regresso de Franz Ferdinand que trás na bagagem o novo álbum. Este festival também opta por alguns nomes portugueses como os Sean Riley & The SlowRiders que este ano tocam no palco principal e os Sizo que se vão estrear por estes lados.
Sudoeste TMN, o festival da moda que para muitos a música que para lá se faz ouvir é secundária. Este ano com um cartaz relativamente fraco, mas ainda assim, vai trazer das bandas mais esperadas de 2009, Faith No More. E vão apostar novamente apostar no fado, Mariza vai subir ao palco principal tal como o ano passado foi a vez de Camané.

E bandas do MAR em festivais portugueses? Não é de todo uma miragem, existem por aqui bandas que iriam de certeza fazer um brilhareto por estes festivais de Portugal. Por isso, senhores da Música no Coração, Everything is New e compinchas, já sabem...